quarta-feira, 3 de junho de 2009

APROVADO NA CÂMARA PROJETO CONTRA CIRCOS COM ANIMAIS NO BRASIL!!! \o/

Hoje, 3/6/2009, foi aprovado por unanimidade o projeto que proíbe apresentações de animais em circos no Brasil! Veja mais detalhes aqui:

http://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Detalhe.asp?id=329678

"O circo moderno, na forma como conhecemos hoje, com espetáculos pagos, picadeiro, cobertura de lona e cercado de arquibancadas, é invenção mais recente. Foi criado em 1770, por Philip Astley, suboficial inglês que comandava apresentações da cavalaria. Em seu circo, além das atrações com cavalos, Astley incluiu saltimbancos e palhaços. O enorme sucesso do espetáculo em Londres inspirou a criação de apresentações semelhante em toda a Europa e para além dos limites do Velho Mundo."


"Nos Estados Unidos, primeiro país das Américas a receber essa atração, o circo consolidou sua característica itinerante, ao viajar por distintas cidades para fazer apresentações. Também nos Estado Unidos, o espetáculo consagrou a apresentação do que se consideravam excentricidades – mulheres barbadas, anões, gigantes, gêmeos siameses, pessoas muito velhas e deformações humanas e animais."


"No Brasil, há registro da existência de pequenos espetáculos circenses a partir do final do século XVIII, provavelmente trazidos por ciganos expulsos da Europa. Em suas apresentações, esses artistas utilizavam doma de animais, números de ilusionismo e até teatro de bonecos. O circo moderno, no entanto, só chegou ao País no século XIX. Incentivadas pelos ciclos econômicos do café, da borracha e da cana-de-açúcar, grandes companhias européias vieram apresentar-se nas cidades brasileiras. Foram essas companhias que ajudaram a formar as primeiras famílias de circo, responsáveis pelo progresso da arte circense no Brasil."


"O desenvolvimento do circo brasileiro não se deu em termos de espaços e equipamentos – concentrou-se no elemento humano, na sua destreza e habilidade. Foram mantidos números clássicos, como o do engolidor de fogo ou o da corda bamba, e criadas novas atrações adaptadas à cultura local. Os nossos palhaços, por exemplo, sempre falaram muito e usaram um tipo de humor mais malicioso, diferentemente do palhaço europeu, que era, por tradição, um mímico. Os números perigosos como o trapézio ou a doma de animais também ganharam mais espaço por agradar muito aos brasileiros. "


"O circo que conhecemos é, portanto, fruto da evolução da arte circense. Esse espetáculo tradicional, familiar, composto de palhaços, belas trapezistas, mágicos e domadores, que povoou a infância de muitos e ocupa espaço na memória nacional, passa, no presente, por novas mudanças, seguindo o seu curso de evolução."


"O surgimento dos grandes centros urbanos, o desenvolvimento tecnológico, o crescimento da economia da cultura, a concorrência de novas formas de entretenimento levaram os espetáculos circenses a se profissionalizar e a se concentrar na performance dos artistas."


"Nesse novo cenário, o conhecimento circense não se transmite somente de pai para filho – exige preparo em escolas especializadas. Hoje são poucos os circos que continuam familiares. Muitos donos de empreendimentos circenses que atuaram nos picadeiros preferem zelar para que seus filhos estudem e permaneçam no circo não como artistas, mas como administradores."


"A mudança nos valores e no perfil da nossa sociedade, cada vez mais urbana, tem criado uma demanda mais sofisticada e mais cosmopolita para a arte. Para adaptar-se aos novos tempos, os circos já vêm incorporando tentativas de desenvolver um diferente tipo de espetáculo que envolva novas linguagens além das atrações tradicionais."


"O circo contemporâneo – ou novo circo, como alguns historiadores o chamam – apresenta um modelo que prospera atualmente, conhecido como circo do homem, por envolver somente a figura humana nas performances, excluindo a participação de animais. Seu formato, ainda em processo de desenvolvimento, representa uma tentativa de adaptar as artes circenses às exigências do mercado artístico contemporâneo, de fazê-lo acessível a todos os públicos, respeitando os valores sociais, sem deixar de cumprir os objetivos primordiais do circo: proporcionar alegria, ilusão e fantasia, em favor do entretenimento."


"Vários circos internacionais, como o Cirque du Soleil, do Canadá, e o Circo Oz , da Austrália, adotam essa nova abordagem artística, que não admite o uso de animais, cedendo espaço para as performances humanas. No Brasil, muitos circos orientam-se por essa concepção, como o Circo Popular do Brasil, a Intrépida Trupe, os Irmãos Brothers, o Circo Roda Brasil, o Teatro de Anônimos, entre tantos outros. Esse novo modelo tem contribuído para a valorização do artista circense, criando um mercado promissor e altamente competitivo para esse profissional, com a remuneração associada à sua habilidade e ao grau de dificuldade da exibição."


"Dessa forma, julgamos que a interdição do uso de animais nos espetáculos não trará prejuízos a atividade circense. O circo, como produto dos homens, como manifestação cultural, sujeitou-se a constantes transformações ao longo da história. Houve tempos em que explorar o sofrimento humano como espetáculo foi legítimo. Entreter com desfiles de escravos, lutas de gladiadores, leões devorando cristãos, exibição de pessoas com grave deficiência física já foi natural e socialmente aceito. Em determinado momento histórico, isso passou a ser inadmissível. O circo, contudo, sobreviveu a essa mudança sem perder a capacidade de encantar. Da mesma forma, sobreviverá à proibição do uso da dor animal como entretenimento, já que tal atitude encontra cada vez menos espaço em nossa sociedade. "


11 comentários:

Ação Feminista Curitiba disse...

estamos seguindo vcs, valeu.

Mariana MT disse...

Histórica essa votação unânime contra animais em circo. Um passo dado, esperança para um futuro menos cruel para os animais. Lembro-me de na infância ir a circos com a escola ou meu pai e não entender como as pessoas não enxergavam a tristeza e o medo nos olhos dos animais. Aquilo era torturante demais para mim. Fico muito feliz que meus filhos não tenham que assistir espetáculos desse nível, onde a crueldade com os animais seja vista como entreterimento e cultura. E mais feliz ainda pelos animais que não mais serão aprisionados pelo resto de suas vidas servindo aos homens e seus interesses bizarros.

www.evolucaosustentavel.blogspot.com

João Pedro disse...

Olá,
Gostaria de receber informações sobre reuniões realizadas pelo grupo. Estou muito interessado em participar.

Abraços,
João Pedro j.pedro@live.com
Ativista Vegetariano

Anônimo disse...

Good internet site!

Almost everyone wants to have insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These days it is easier than ever to get complimentary insurance quotes from multiple
businesses in order to find the optimal bargain. You can also see how to save
a lot of money in free gasoline when you get your insurance cost quotations.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Free insurance quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://freeinsurancequoteshq.com/life/term-life-insurance-price-quote.html]Term life insurance price quote[/url]

http://www.weddingringsforever.com/

Anônimo disse...

I know, how it is necessary to act, write in personal

sindro disse...

Oi
Gostaria que conhecesse o meu blog de textos, e também sou contra maltrato aos animais,
obrigado pela visita.

Anônimo disse...

[url=http://ivlkrwnnz.com]jjzSKVFoDyGPYIGY[/url] - MUzSSuh , http://yuxeflk.com

Anônimo disse...

wonderful іsѕues altogеther, you juѕt gained
a new rеader. What could you ѕuggest in гegards
to your publiѕh that you madе a fеw dаys in thе past?
Αny positive?

Feеl freе to surf to mу
webpage: www.cubiclz.biz
Also see my webpage: Body hair Removal

Anônimo disse...

Wrіte mоre, thatѕ all I have to say.
Literallу, it seemѕ as though you relied οn the video tο make your poіnt.

You definitеly κnow what yоure talκing about, why wаste youг intelligence on just posting νideos to уour blοg when you could be giving uѕ something informative to read?


Look into my blog - our website
Also see my website: V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Hoωdу! Sοmeone in mу Mуѕpаce grοup shared thiѕ site with us so I came
to gіve іt a look. I'm definitely loving the information. I'm bookmaгking anԁ will be tweеting this to
mу folloωers! Fantаstіс blog and
grеat deѕign anԁ stylе.


Also vіsіt my ωeb blog :: myhotcelebs.com
my site: http://turaco.360bookmarks.com

Anônimo disse...

profiles of local dating woman http://loveepicentre.com/success_stories/ dating singles in spencer iowa
dating networking [url=http://loveepicentre.com/map/]disabled dating crutches[/url] plenty of fish dating wa
older men dating guy sexy younger [url=http://loveepicentre.com/testimonials/]magazine fashion and dating[/url] christian dating wisdom [url=http://loveepicentre.com/user/TrevorRay/]TrevorRay[/url] on line free dating in pakistan