quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Ato no Dia Internacional do Direito dos Animais: 10/12

Neste domingo, 10/12 estaremos organizando um ato pacífico de concientização no zoológico, em comemoração ao Dia Internacional do Direito dos Animais.
Desde 1998, a Uncaged, organização inglesa do Direito dos Animais, (www.ucaged.co.uk) promove o Dia Internacional do Direito dos Animais.
A data foi escolhida neste dia porque foi o dia em que se assinou a Declaração Universal do Direito dos Animais pela ONU, em 10 de dezembro de 1948.
Ato de concientização no zoológico Data: 10/12 Concentração às 09h00 no portão de entrada do zoológico (perto dos orelhões).Brasília/DF

Leão sofre maus-tratos em circo e é transferido para o zoológico

Bárbara Renault, do CorreioWebcom Correio Braziliense
Rafael Neddermeyer/Especial para o CB
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2692617&sub=Distrito%20Federal

Leão estava mal-tratado e desnutrido quando foi achado
06/12/200619h46-Sete animais selvagens foram recolhidos nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no circo Transcontinental, em Santa Maria. Velhos, mal-tratados e desnutridos, cinco leões e dois tigres foram encaminhados nesta tarde ao Zoológico de Brasília para receberem cuidados até que encontrem novos lares. Os leões foram entregues pelos próprios donos do estabelecimento. Já os demais foram apreendidos pelo Ibama, pois foram constatados maus-tratos. Os donos do circo foram autuados e receberam uma multa de R$ 900. O Ibama constatou a situação dos animais durante vistoria realizada no circo em 30 de outubro. "Não os transferimos de imediato porque precisávamos resolver o problema da destinação dos bichos com o zoológico", explicou o analista ambiental Valério Machado Duque. Segundo a Associação Protetora dos Animas (Proanima), Simone Gonçalves, a organização já havia recebido inúmeras denúncias contra o Transcontinental. “Soubemos que cães e gatos doentes e velhos estavam sendo comprados para servirem de alimentos a esses animais”, conta. “É importante divulgar situações como essa. Circo não é lugar de animal selvagem. Nada do que o estabelecimento oferecer vai ser suficiente para o bicho”, complementa. Além dos maus cuidados com os felinos, o Ibama constatou falta de segurança das jaulas onde os animais eram abrigados. Em outubro passado, um homem foi mordido por um dos tigres ao mexer na jaula. Álvaro José Alves sofreu dilacerações na mão esquerda e foi transportado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional do Gama.