segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Tyson usará Brasil para ter acesso ao mercado europeu em aves

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil será a porta de entrada na Europa para a Tyson Foods, maior processadora mundial de carnes, devido ao acesso do país sem restrições para exportação de aves a esse mercado.

Com as restrições às vendas dos Estados Unidos à Europa devido a divergências relacionadas a métodos de produção, esse é um dos poucos mercados à que a Tyson não tem acesso.

"A Tyson vende em mais de 80 países e um grande mercado que não está disponível para a gente é a Europa. Agora vamos ter acesso a todos os países do mercado europeu", afirmou na quinta-feira Rick Greubel, presidente da área internacional da empresa, ao anunciar o início das operações no mercado brasileiro por meio da compra do controle de três empresas locais.

"O Brasil tem uma posição privilegiada por ter habilidade de produzir com custos competitivos e de exportar para praticamente todos os países do mundo. Chegamos para ficar", completou.

Segundo Greubel, "o Brasil faz muito sentido" devido não apenas ao crescente mercado local, mas também pelas condições favoráveis à produção. "O clima favorece a produção de frango, tem disponibilidade de água, milho, soja e mão-de-obra. E habilidade de atender não só o crescente mercado local mas também de exportar para quase todos os mercados de consumo no mundo. Pode-se imaginar que o Brasil será a base da empresa para exportação à Europa", disse, sem no entanto comentar expectativa de exportação ou de faturamento.

A Tyson adquiriu as empresas Macedo Agroindustrial, com um faturamento de 120 milhões de reais em 2007, e a Avícola Itaiópolis (Avita) com expectativa de receita de 52 milhões neste ano -- a empresa inaugurou as instalações em janeiro. Foi adquirida ainda uma participação de 70 por cento na Frangobras, que tem previsão de faturamento de 50 milhões de reais nos quatro últimos meses deste ano, quando começou a operar. "Os planos para o futuro são primeiro expandir a capacidade dessas três empresas, depois avaliar outras oportunidades no mercado brasileiro, adquirir ou construir uma planta do tipo greenfield", explicou Greubel.

A Macedo comercializa para Santa Catarina, região de Curitiba e Porto Alegre, e outros 50 por cento do volume é exportado. Dada a sua presença no mercado internacional a marca poderá ser mantida mesmo para exportação.

Já a Frangobras foi concebida pensando em 20 por cento da produção para o mercado interno e 80 por cento para o externo, mas a empresa não descarta que as vendas externas cheguem a 100 por cento da produção. A Avita é toda voltada para o mercado nacional -- norte de Santa Catarina e São Paulo, daí seguindo para o Nordeste.

Greubel não descartou novos investimentos no Brasil, incluindo na área de bovinos, em que a Tyson conta com uma unidade na Argentina. A utilização da marca Tyson no país também está nos planos.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=809497&tit=Tyson-Foods-compra-avicolas-no-Sul-do-Brasil

Cadastro Veg

Campanha de cadastramento de vegetarianos!

Olá a todos,

A semana que vem teremos mais um Congresso Vegetariano Brasileiro onde estarei presente para apresentar a pesquisa que estou fazendo sobre os vegetarianos.

Desde 2006 tenho feito um levantamento sobre o vegetarianismo e o perfil do vegetariano e este ano coloquei no ar o Cadastro-Veg que é um registro ou cadastro de vegetarianos. Na realidade são dois projetos separados, mas interligados e com objetivos semelhantes. Isto permite mapear o vegetarianismo e auxilia a difundir esta prática e mostrar que o vegetarianismo avança cada vez mais. Este contato é para convidá-lo a fazer parte do Cadastro dos Vegetarianos.

E porque é importante este registro ou a visibilidade do número de vegetarianos espalhados não somente pelo Brasil, mas pelo mundo todo?

Porque mostra ao mercado e mesmo aos políticos que há um grande número de pessoas que vêm os animais de forma diferente; para mostrar que há um grande número de pessoas que se alimenta e consome de forma diferente e que precisa ser atendido. E porque isto tudo? Para que o mercado mude, para que os políticos pensem neste público ao votarem e também mudem seus projetos e suas votações. Para que todos os setores da vida, do consumo e da sociedade possam nos incluir e com isto o vegetarianismo ocupar mais espaços e se espalhar por todos os lados.

Nós queremos o ensino diferente, queremos produtos de consumo diferente, na alimentação, vestuário, limpeza e cosméticos e mesmo na área de transportes. Queremos poder viajar e termos alimentos que contemplem nossas necessidades e não apenas ficarmos olhando os outros passageiros comendo ao nosso lado. Queremos beber ou tomar medicações se necessário sem medo de ingerir gelatina ou pedaços de animais criteriosamente utilizados para o consumo humano. Queremos ter aulas sem precisar usar e descartar animais; queremos que nossos filhos possam ir à escola e sermos respeitados na educação e alimentação que escolhermos dar a eles. Queremos a esperança de um futuro sem testes em animais, mas para isto é preciso ampliar muito mais esta rede. Como isto, com estes números, teremos mais argumentos para impedir este patrocínio da crueldade. Queremos mostrar às empresas e instituições que patrocinam esportes com animais que há muitas pessoas contrárias a este tipo de prática e por isto precisamos mostrar a todos que somos muito e estamos em todos os lugares e que estamos crescendo rapidamente. É preciso mostrar que somos jovens ou não mais tão jovens, homens e mulheres e que nosso consumo não pode significar o sacrifício ou a exploração de animais. Somos de todos os lugares, de todo o tipo de profissão e queremos viver em outro mundo onde o animal não seja visto como consumo, objeto, ou instrumento. Queremos mostrar também que muitos de nós seriamos mais radicais se houvesse produtos sem nada de origem animal e que sempre que houver um produto sem componentes de origem animal esta seria nossa escolha!

Por isto é importante registrar-se no cadastro-veg e divulgá-lo!

Por isto este convite para todos aqueles que ainda não se registraram para que entrem no site do cadastro, www.cadastroveg.org, registrem-se e divulguem. Mesmo aqueles que já participaram da pesquisa é importante que se registrem. Na semana que vem este cadastro também será apresentado no Congresso junto com a pesquisa e convido a todos que ainda não se registraram para que possam fazer parte desta rede. Todos podem participar dos dois projetos, a pesquisa e o cadastro. Um é aberto e público deve ser amplamente divulgado e o outro é sigiloso e será divulgado apenas o resultado. O registro no Cadastro-Veg é mais importante e porque para a pesquisa já há bastante dados, mas se alguém quiser participar serão bem-vindos somente até dia 15 de novembro de 2008.

Para aqueles que têm sites, blogs, comunidades no Orkut, e-groups ou newsletter um pedido para colocarem também um link deste projeto para que muito em breve possamos mostrar a todos que somos muitos. Na segunda fase estabelecimentos, sites, blog e produtos relacionados ao vegetarianismo poderão ser divulgados. Se alguém tem contatos de vegetarianos de língua portuguesa em outros países, por favor, encaminhem este pedido.

Quatro meses depois de lançado o número se aproxima de 700. Destes só tivemos um caso de perfil falso e a grande maioria fez questão de colocar seu nome verdadeiro, para mostrar que somos reais e estamos por toda a parte e que apoiamos e vivemos o vegetarianismo.

Vamos ver se até a semana que vem chegamos a 800 e até o fim do ano a 1000(participe com seus dados verdadeiros e seja o mais transparente possível). Para pesquisar acesse: www.cadastroveg.org/MainPortal.php?do=portalConsForm1Ac&Opc=CLEAR e filtre os resultados ou simplesmente clique em baixo em "ver resultados" e acompanhe o total de registrados.

O projeto tem outras fases que virão na seqüência onde estes atores sociais que queremos que saibam que somos muitos serão notificados. Na fase seguinte do projeto estes números ou estes resultados serão apresentados para estas pessoas do comércio, da política, imprensa e mesmo cientistas.

Isto se dará em breve quando o site do cadastro estiver mais bem estruturado e com a parte dos voluntários organizada. Numa terceira fase o cadastro será traduzido para o inglês e espanhol e poderá ser divulgado para outros países. (No momento há falta de recursos para isto)

A pesquisa segue sendo realizada e será apresentada parcialmente no 2° Congresso Brasileiro em BH e só receberá novos questionários até dia 15 de novembro de 2008 quando os dados serão analisados mais profundamente e divulgados na mídia de várias formas.

Fica o convite:

-cadastre-se no Cadastro-Veg (há espaço também para aliados e pessoas em transição para o vegetarianismo e também espaço para relacionamentos caso haja interesse) www.cadastroveg.org (cuidem de verificar que o email cadastrado esteja correto e também liberem os mecanismos antispam para receber a confirmação. Coloquem dois emails para garantir o contato, se possível).

-divulguem em seu site, blog, comunidades no Orkut, e-groups e mailing lists o cadastro-Veg (aqueles sites, blogs e divulgações relacionadas a este projeto poderão ser divulgados quando os novos recursos estiverem prontos, porque é preciso de ajuda voluntária para isto).

-se você já se cadastrou e não colocou foto ainda, vá lá e atualize seus dados. Se perdeu a senha é só solicitar nova senha. Mostre a sua singularidade veg e embeleze o cadastro!

-quem quiser pode ainda participar da pesquisa e responder o questionário somente até dia 15/11/2008. http://poramoraosanimais.blogspot.com/.

-depois que o site estiver com o link para voluntários estará apto a receber voluntários. Contate-nos desde já se tiver interesse e disponibilidade:

contato@cadastroveg.org.

Faça parte desta grande rede vegetariana,

Eliane Carmanim Lima

contato@cadastroveg.org

www.cadastroveg.org

Porto Alegre, 19/09/2008.

Registre-se no cadastro dos vegetarianos e mostre a todos que já somos muitos!

Convide outros vegetarianos e aliados e ajuda mudar o mundo.

Cadastro-Veg, uma grande rede veg que se une num mesmo ideal !

www.cadastroveg.org