quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Com cérebro de "semente de gergelim", abelha conta só até quatro

27/10/2008 - 13h26

Com cérebro de "semente de gergelim", abelha conta só até quatro

da Reuters, em Sydney

Pesquisadores descobriram que abelhas podem contar até quatro, divulgou a rádio ABC (Australian Broadcasting Corporation).

Reprodução
Abelhas têm capacidade de contar somente até quatro, indica estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália

Abelhas têm capacidade de contar somente até quatro, indica estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália

Um cientista da Universidade de Queensland, na Austrália, pôs cinco marcadores dentro de um túnel e colocou néctar em um deles. As abelhas que entraram no túnel voaram até a marca com o néctar, e continuaram fazendo a mesma coisa após a retirada do líquido.

"Percebemos que, se você as treina para ir à terceira marca, elas vão focar na terceira marca. O mesmo vale para a quarta marca", diz Mandyam Srinivasan. "Mas sua habilidade em contar parece ir apenas até aí. Elas não contam além de quatro."

"Quanto mais olhamos para essas criaturas que têm um cérebro do tamanho de uma semente de gergelim, mais impressionados ficamos. Elas realmente têm muitas capacidades que atribuímos apenas ao ser humano, tido como superior."

A pesquisa foi conduzida em parceria com a cientista sueca Marie Dacke.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u460878.shtml


Abelha inteligente!!!!! =)

4 comentários:

Anônimo disse...

e alguém aqui duvidava da sabedoria dessas criaturas? hunf... "só" conta até quatro... a gente cria uma linguagem e elas entendem, a gente por acaso entende alguma coisa da linguagem ZzzzzzZZzz????

Anônimo disse...

Sei não, as abelhas que eu conheci são meio lerdinhas...

HUAUHHUAUHAUHAUHAUHAHUAUHUAHUHAHUAUH

(Zoeira!!!XD)

Lembrando que há tribos humanas que só conta até 2 - um, dois, muitos. É impressionante mesmo.

Anônimo disse...

nháaa... sociedade tecnocrata... nós abelhas fazemos coisas muito mais legais... pra quê contar até um milhão?

Anônimo disse...

É, o especismo é inacreditável.

Depois de séculos de estudo, seres humanos não conseguem chegar a um milésimo da capacidade de organização das abelhas (mesmo os que se dizem coletivistas e libertários) mas se dizem superiores a elas porque elas não conseguem escrever uma ópera (?) e ainda têm a cara de pau de roubar o único produto do trabalho delas, o mel.

E o pior é que tem pessoas por aí que comem mel e têm a coragem de dizer que são veganas... Ai ai ai!!