quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Os gladiadores romanos eram vegetarianos gordos

Os gladiadores romanos eram vegetarianos com sobrepeso e não os homens repletos de músculos retratados por atores como Russel Crowe, antropólogos dizem. Cientistas austríacos analisaram os esqueletos de dois tipos diferentes de gladiadores, os myrmillos e os retiariae, achados no sítio antigo de Ephesus, perto de Selsuk, na Turquia.

(...)

Os paleoantropólogos austríacos confiaram em um método conhecido como microanálise elemental que permite que cientistas determinem o que um ser humano comeu durante sua vida. Com a ajuda de um sonar, ele puderam estabelecer a concentração química dentro das células em amostras de osso retiradas dos esqueletos em Ephesus. A partir disto, eles puderam determinar o quanto de carne, peixe, grãos e frutas fazia parte da dieta das máquinas de luta romana.

Uma dieta balanceada de carne e vegetais deixa iguais quantidades de zinco e estrôncio nas células, enquanto uma dieta primariamente vegetariana deixa altos níveis de estrôncio e pouco zinco, disse Grossschmidt.

Fabian Kanz, do departamento de química analítica da universidade, disse que a densidade dos ossos dos gladiadores nos dá pistas sobre como eles viveram. "A densidade dos ossos era bem maior que o normal, como é o caso com os atletas modernos", ele disse.

http://www.abc.net.au/science/articles/2004/04/05/1081439.htm

---------------------------

Na reunião de abril da Associação Americana de Atropólogos Físicos, uma equipe de pesquisa apresentou dados concluindo que gladiadores consumiam uma dieta consistindo primariamente de feijões, cevada e frutas secas junto com uma bebida rica em minerais.


Os antropólogos da Universidade Médica de Viena Fabian Kaz e Karl Grossschmidth analisaram esqueletos de gladiadores desenterrados perto de um antigo estádio de Ephesus onde hoje se encontra a Turquia. Os pesquisadores encontraram altos níveis do elemento traço estrôncio, associado com dietas baseadas em plantas, nos ossos dos atletas.

http://dsc.discovery.com/news/2007/06/26/gladiator_arc.html?category=animals&guid=20070626100030

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tribo vegana no Himalaia





There are about 1,000 descendants of the Aryan tribes and they live scattered around Gilgit, Hunza, Kargil and Leh. Being nature worshippers, they celebrate the Bononah (nature) festival and are strict vegans, which means they are not only strictly vegetarian but also don't consume milk or milk products.
http://www.thehindubusinessline.com/life/2005/01/07/stories/2005010700080200.htm

Pecuária: Escravidão e Destruição de Florestas


Amazônia concentra maior parte de casos de trabalho escravo no Brasil
Atividades econômicas que destroem floresta estão ligadas ao crime.
Pará, Mato Grosso e Maranhão são estados mais afetados pelo problema.
De acordo com dados levantados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), 51% dos casos de trabalho escravo ocorridos em 2008 estavam ligados à pecuária.
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL949648-16052,00-AMAZONIA+CONCENTRA+MAIOR+PARTE+DE+CASOS+DE+TRABALHO+ESCRAVO+NO+BRASIL.html